now

video on demand

[design de interação + design gráfico]

interface now - video on demand

Estava trabalhando no marketing e utilizando o design como ponte entre a área de produto e a engenharia no desenvolvimento de aplicações interativas para a TV, quando foi dado o pontapé inicial do projeto de serviço de vídeo sob demanda (VOD - video on demand) na NET, maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina. A minha sorte foi quando percebemos que as soluções de interface disponíveis no mercado não atendiam exatamente a expectativa que tínhamos. Era a deixa que eu precisava para demonstrar o potencial de trabalhar com foco no usuário e não mais na tecnologia.

Acredito que vender internamente o trabalho de design centrado no usuário já não é mais tão difícil e o termo "usabilidade" está na moda. Com o apoio da empresa, eu pude sentar junto com o fornecedor de desenvolvimento e praticamente desenhar a aplicação inteira. Colhemos informações usando guerrilha, montamos protótipos, fizemos teste de usabilidade com uma empresa de mercado e conseguimos aplicar a maioria das descobertas.

E deu certo! A facilidade de uso foi muito bem recebida e já nos 2 primeiros meses, com uma base em torno de 300 mil assinantes, o serviço teve 1,5 milhão de vídeos assistidos.

É um número absurdamente alto e fico orgulhoso de ter responsabilidade nisso. Acredito que meu trabalho ajudou a mostrar os benefícios do UX no desenvolvimento das aplicações que utilizamos na nossa TV.

interface now - video on demand interface now - video on demand interface now - video on demand interface now - video on demand interface now - video on demand interface now - video on demand interface now - video on demand interface now - video on demand